domingo, 18 de novembro de 2012

Cronograma Capilar


Olá

Hoje o post está longo.. já aviso!

Conheci a Lucy Viana, uma fofa, do blog Produtinhos no Cabelo e ela juntamente com outros administradores tem um Grupo no Facebook chamado Cronograma Capilar. Como meu cabelo estava bem ressecadinho, entrei pra ver algumas dicas e saber o que poderia fazer para melhorá-lo, confesso que achei que encontraria apenas aquelas dicas de produtos carérrimos e já estava desiludida. Mas quando fui aceita, entrei completamente perdida, falavam em H, N, R, U e eu não entendia nada. Com muita paciência (#sóquenão) eu perguntei de tudo e mais um pouco, eles sim com paciência me explicaram como funcionava.

Para entender um pouco mais sobre esse tratamento capilar recomendo a leitura de vários blogs como:

Além dos arquivos do grupo, que ajudam em muito. E muitos outros blogs por ai.. é só dar uma pesquisadinha que você vai encontrar diversas versões, opiniões, fatos e etc...

Mas para resumir, EU entendi o seguinte: Nosso cabelo precisa de principalmente 3 etapas de tratamento, devido aos maus tratos do dia a dia (sol, chuva, piscina, mar, vento, poeira, poluição, etc) além do uso de chapinhas, secadores, baby-liss e etc. As etapas são:
Hidratação: Reposição de Água
Nutrição: Reposição de Nutrientes
Reconstrução: Reposição Proteica (alguns falam em reposição de massa)

Existem vários procedimentos além desses, mas são esses três que eu estou fazendo.
As dicas todas dizem que temos que descobrir de qual etapa nosso cabelo está precisando mais, confesso que achei isso bem difícil então por enquanto estou fazendo assim: (tento!! Rsrs)
Lavo meu cabelo dia sim dia não (quando consigo, porque eu gosto mesmo é de lavar todo dia, daí intercalo com lavagens só com shampoo e condicionador). E a cada lavagem eu faço uma etapa, começando pela hidratação. E agora estou vendo que meu cabelo tem gostado bastante da Hidratação e da Nutrição. Então vou começar a fazer: Hidratação, Nutrição, Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
E tenho utilizado a última água de enxague gelada, daquelas que você joga todo o cabelo pra trás, foge da água gelada para não cair no corpo sabe!! rsrsrsrs

Tenho que dizer que tudo tem dois pontos de vista, umas acham que adianta, outras acham que não. E tenho duas respostas... Se você acha que funciona.. Vá em frente e seja feliz! Se você acha que não funciona... Sai do grupo e não lê matérias sobre isso e seja feliz! Srrssr
Posso dizer que também não concordo com tudo o que dizem, não sou especialista e nem pretendo ser. Acho que tem coisas exageradas e acho que tem dicas ótimas! Você escolhe o que quer seguir e pronto.

Sei que cabelo é “matéria morta” como li em um blog de uma menina que não concorda com o cronograma, mas acho que o tratamento pode funcionar da seguinte forma, o cabelo não absorve o que você está colocando para nunca mais soltar ou nunca mais precisar daquilo novamente. Por isso acho que o cronograma não é um tratamento que você faz e seu cabelo fica “curado”. São vários procedimentos que você vai fazendo de acordo com as necessidades dele.

Por exemplo se ele está armando e ressecado e você faz uma hidratação (ou seja colocou água que ele perdeu), você faz posteriormente uma selagem dos fios, para que essa água fique ali por mais tempo, mas vai chegar um dia que ela vai sair de novo e seu cabelo vai ficar com o mesmo aspecto de novo....mas...... se você faz hidratação periodicamente (que é a ideia do cronograma) ele nunca mais vai ficar completamente desidratado, então... funciona! Opinião minha, se não concorda ... e acha que não é assim e que não precisa continue sendo feliz com o que você acredita.. ok?!!?

Agora as minha opiniões sobre algumas questões levantadas:

1 – É preciso produtos caros?
Eu não comprei e não pretendo comprar produtos caros, pois acho que os que tenho estão de bom tamanho e tem dado resultados. Comprei produtos de farmácia e supermercado, não sei se dá diferença, mas acho que tudo depende das suas possibilidades e do que você acha que quer, que pode e que vai fazer. Não duvido que produtos caros sejam bons, mas produtos baratos também são. Então o importante é encontrar o que você quer.

2 – É preciso gastar horas para fazer as etapas?
Eu tenho uma certa preguiça de passar algum produto na cabeça e ficar lá não sei quanto tempo, então eu passo no banho mesmo, aguardo o tempo do meu banho e tiro. E tem dado resultado.

3 – É preciso ter muitos produtos?
Eu vi meninas postanto a quantidade de produtos que tinham, e talz, achei uma loucura da parte de algumas, mas como eu disse, cada um sabe o que pode, o que deve e o que quer. Mas eu particularmente sou assim, não consigo começar a usar outro produto se o primeiro não acabou. Então eu já tinha uma máscara de hidratação e uma de reconstrução, só comprei uma de nutrição e estou usando as 3. Quando uma delas acabar eu compro outra da mesma fase e continuo o meu tratamento.
O que eu acho mais do que importante é a pessoa saber o que pode, nada de ficar acumulando dívidas e acumulando produtos, pois eles tem prazo de validade (eu sei que não é uma data fixa, que dependendo de como está o creme dá para usar, mas ele pode estragar, e você estará perdendo dinheiro.. e isso é desperdício).

Resumindo a história:
Eu estou fazendo o cronograma sem gastar quase nada a mais do que o que eu já gastava antes.
Tenho gostado do resultado.
Acho que as pessoas tem que ter o pé no chão, e não é porque é novidade que tem que comprar para experimentar, e se o seu produto está dando resultado... deixa pra testar outro quando esse acabar.. ok?!!?

E agora as fotos:
Quando comecei, meu cabelo estava assim (18/09/12)



Eu nunca tive paciência para ficar secando com secador (e continuo sem, até tentei, sequei uns 3 dias, mas depois disso..... ao natural mesmo, acho mais prático) e meu cabelo quando secava estava ficando bem armado e com bastante frizz.


Agora: (17/11/12)
Achei que meu cabelo está mais comportado e com menos frizz. Tenho conseguido deixar ele mais tempo solto, pois quando armava eu já apelava para o elástico e pelo bom e velho rabo de cavalo...
Produtos que tenho usado:
Creme de Hidratação: Creme de Hidratação Intensa (Ceramidas) da Nazca Origem
Creme de nutrição: Dove Nutritive Therapy
Creme de Reconstrução: Fusion Pro Helcla (que só tenho por causa da Cabelereira que me fez comprar quando eu fiz a primeira progressiva =/ E ó agora está me sendo útil)
Shampoo e Condicionador: Uso normalmente o Seda Ceramidas, que eu acho que tem um melhor resultado para o meu cabelo, mas comprei o Seda Liso Absoluto (roxinho) e tenho usado também (é que fui viajar e não tinha levado então tive que comprar na viajem e acabei ficando com os dois). Tenho também o Shampoo e Condicionar do Kit de reconstrução, esses eu comprei quando fiz progressiva e a cabelereira falou que eu precisava e talz, comecei a usar e odiei o resultado, então ficaram encostados até eu entrar no grupo, hoje uso eles intercalando, só para gastar mesmo, não gosto deles.  E tenho o shampoo da Vult (roxo) para desamarelar, porque fiz luzes (estou  tirando, deixando crescer ) e de vez em quando elas ficam amareladas e feias, então lavo com ele, mas ele resseca muito o cabelo, então quando lavo com ele obrigatoriamente tenho que passar um dos três cremes, ainda não aprendi qual o melhor pra eu passar.




Nessas fotos meu cabelo secou ao natural (sem escova, secador, chapinha...) e não utilizei nenhum finalizador (isso para poder realmente comparar com as fotos do início do cronograma). Estou satisfeita com o resultado! E vou continuar!!

Obs.: Ah.. eu fiz duas progressivas (daquelas que lava no mesmo dia, a própria cabeleireira, pois eu não conseguiria fazer aquela nojenta... =p), a última já fazem uns 6 meses, e já não tenho mais nada no cabelo, já senti que saiu tudo.

E as vezes, quando eu lembro, ou quando meu cabelo dá aquela armada eu uso um silicone que comprei há séculos.

É isso, espero que gostem, deixem suas opiniões. E quem tiver interesse é só entrar no grupo também, tenho certeza que vão te aceitar e te ajudar!

Se tiverem gostado do tema, eu volto contando dia a dia o que tenho feito, e sempre que eu lembrar eu tiro uma foto...

Não sei se o post ficou bom, não sei se consegui ajudar, mas tentei!!


ATUALIZANDO
Esse post estava parcialmente pronto, então devido aos acontecimentos e alguns problemas no grupo, o Grupo Cronograma Capilar do Facebook esta neste endereço.


Participando do grupo percebi principalmente que não adianta esperar milagres e que o mais importante é estar sempre atento as necessidades dos seus fios. Então aprendi que tem que estar sempre cuidando, e agora estou entendendo um pouco mais dos produtos que preciso, porque antes... era só shampoo e condicionador e todos os dias!!
Hoje aprendi a usar alguns finalizadores que ajudam e muito no resultado final, e estou ficando melhor em fazer escova!! rsrsr

Beijoss
Espero que tenham gostado!

4 comentários:

  1. Ficou ótimo o post, Carla! E seu cabelo tá lindão. Vc faz bem em selecionar as informações q combinam com vc. Tô nesse grupo tb, desde q o li o post de outra blogueira sobre ele. Não comecei o cronograma pq morri de preguiça de decifrar as letras rsrs Mas é bom conhecer o esquema. Uma hora eu faço tb. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu quero falar tanta coisa, que eu me perco. Acabo embolando tudo. Mas espero que tenha dado para entender.

      Realmente a gente tem que pegar as informações que a gente acha que nos servem, pois existem muita coisa espalhada pela net e temos que filtrar tudo!

      Faz sim eu estou gostando do resultado.

      Beijoss

      Excluir
  2. Ai seu cabelo tá super bonito e cresceu pra caramba =)
    Bem que eu queria ter animo de fazer este cronograma como vc,
    vc tem animo pra tanta coisa que eu não tenho rs....

    Meu cabelo ta judiadinho viu..Ultimamente estão perguntando se eu pintei ele ou fiz luzes rs, pessoal acoooorda, que luzes o que, isso daqui foi o sol que fez pra mim, queimou umas mechas rs..
    Aff! ngm merece...

    Bom cruzeiro pra vc ;)
    Beijo =*

    ResponderExcluir
  3. Cresceu mesmo Jéssica!! Estou espantada com o tamanho dele!

    Faz também, dai vamos trocando informações... Eu num tenho animo tb, faço tudo no banho, num tenho paciencia de passar sair do banho, esperar horas, voltar e tirar tudo!! Acho que por isso não tenho um resultado melhor... mas pra mim ta bom assim!!

    O sol judia mesmo, num tem jeito!!

    Beijoss

    ResponderExcluir

Adoro saber sua opinião! Deixe seu blog, fan page, twitter, endereço facebook ou e-mail para que eu possa retribuir a visita!
Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!