segunda-feira, 16 de abril de 2012

Começando a Planejar um casamento - Parte 1

Olá

Esses dias recebi um e-mail de uma noivinha... querendo algumas dicas sobre casamento...

Como hoje (dia 06/04 está fazendo 1 ano do meu casamento... Parabéns para Nós Amor!!.... resolvi preparar o post de como eu iniciei tudo. Ah... o post só vai ao ar dia 16/04, porque como disse estarei de férias e estou deixando posts programados pois quero curtir cada minuto... ok!?!?)

Então resolvi postar: Começando a planejar um Casamento.
Quando fui casar fiz muitas pesquisas e cada lugar que li, reli, olhei e talz trazia uma lista de afazeres... então resolvi fazer um mix de tudo e também um resumo para as minhas necessidades... mas vale lembrar que cada noivinha deve fazer isso, procurar em um maior número possível de fontes de pesquisa e depois montar a sua lista, assim poderá controlar o que já fez e o que ainda falta fazer, além de ficar atenta aos prazos. Se possível procure uma pessoa que esteja acostumada com essa preparação.

Chega de lenga lenga e vamos a lista:

1 Ano antes:

- Escolher o tipo de casamento: No campo? Na praia? No salão? Igreja e Salão? Só Igreja? Só salão? Civil e religioso? Religioso com efeito civil? De manhã? A tarde? A noite?

- Escolher a data do casamento: Lembrando que é importante levar em consideração, dia da semana, estação do ano (com relação ao tipo de cerimônia que você deseja: a noite, no campo, em salão e etc...), verificação da disponibilidade do local...

- Definir o orçamento do casamento, de acordo com o que cabe no seu bolso e com a realidade do local onde você vive (ou vai fazer a cerimônia). Lembrando que é uma ocasião única e especial, e isso deve ser levado em conta, pois as vezes o barato pode sair caro e o caro pode ser um exagero e não uma necessidade... então cuidado com as escolhas para não se arrepender depois.

- Definir em média o número de convidados. E faça uma pré-lista dos convidados para ter uma ideia geral. As cerimônias mais familiares (para menos pessoas) costumam ser mais chiques e convidando poucas pessoas acaba sendo mais barata e também você pode deixar mais elegante, servindo melhor os convidados, com decoração mais glamurosa ou... tudo bem mimoso e delicado apenas para os conhecidos. Já as cerimônias para mais convidados sempre saem mais caras, e também não é possível dar tanta atenção aos detalhes, as vezes pela correria... as vezes pelo orçamento e etc!

- Casa ou apartamento?? Vai morar na onde?? É bom definir para poder ajustar mais esse detalhe ao orçamento e também ao tempo que você terá disponível. Inicie também seu enxoval, está certo que muita coisa você irá ganhar de presente de casamento, mas é bom ter pelo menos 1 ou 2 conjuntos de cada para não passar os primeiros dias apertado, até porque o que você ganhar você precisará lavar, secar e passar antes de usar... então!! É bom ter: 1 jogo de cama (lençol com elástico, lençol para cobrir, fronhas e travesseiros, um cobertor ou edredom se for se casar no inverno), 2 jogos de banheiro (toalhas de banho, toalhas de rosto e pano de pé)... além de panos de prato para a cozinha.

- Se pretende contratar uma assessoria... agora é a hora de pesquisar os profissionais disponíveis, os preços, e também as opiniões sobre os assuntos do SEU casamento.


É importante também comprar um caderninho, um fichário, uma pasta... o que você preferir. Para que vá organizando tudo. No meu caso, eu guardei tudo em uma pasta e as anotações comprei um caderninho desses baratinhos mesmo e encapei.




Agora uma coisa legal de se pensar desde o começo é que a cerimônia é para unir o amor entre os noivos, e não é simplesmente um acontecimento, uma modinha, uma coisa para se mostrar, para fazer inveja e talz... muitas pessoas confundem. Então leve sempre em consideração as suas opiniões as suas possibilidades as suas vontades e principalmente não esqueçam do principal: É a união de vocês que vai valer...a festa, a cerimônia dura apenas algumas horas ... mas o que ela significa... é que é importante e vai durar para a vida toda!


As principais páginas que eu visitei para montar essa lista foram:
Ig - Agenda da Noiva --> Realmente o site da Ig foi o que eu mais visitei, porque achei mais completo, você encontra de tudo um pouco... e consegue unir as informações... super recomendo!
Guia de Casamento - Agenda da Noiva

Além de ler que nem uma doida outros blogs como:


Vou fazer vários posts, para não ficar muito longo...
Mas pretendo fazer um como resumão.. com a minha lista... É que hoje estou sem aqui para dar inicio com o resumo!

Espero que gostem!!
Beijoss
Até o próximo post

6 comentários:

  1. Olá Carla,
    Parabéns pelo um aninho de casados.... Felicidades Sempre.
    Adorei o post, estou nesse momento de preparação de casamento e etc... Pode ter certeza que serei leitora fiel dos seus post's rsrsrs
    Beijinhos Flor!

    www.blogdalikah.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane
      Obrigada!
      Que bom que gostou dos posts, estarei postando assim que possível mais sobre preparação do casamento e etc... volte sempre...
      e já vou visitar o seu blog também!!

      beijoss

      Excluir
  2. Agora q eu estou na reta final daí vc coloca
    um post ensinando como planejar o casamento né rs,
    Mas td bem, tb estou conseguindo me organizar bem
    e acho q estou até um pouco adiantada!

    Parabéns pelo 1 ano de casamento repleto de felicidade,
    pq eu sou a prova de q seu casamento foi muito bem
    planejado e só podia dar nessa união maravilhosa que
    é a de vcs dois!!

    Té mais, volta logo das ferias pra conversar comigo,
    contar as novidades e me mostrar as fotos 'rs...

    Beijinho =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo... demorei mas postei.. rsrsrs
      É você está mesmo adiantada!!

      Obrigada pelos parabéns!!

      Já voltei de férias... mas vc sabe como é neh... já estou na casa da minha mãe. Então não deu pra passar pra conversarmos... mas deixei suas fotos com o seu pai!

      Vou colocar as fotos aqui para você ver!!

      beijoss

      Excluir
  3. Adorei seu blog, hoje eu estou fazendo dois anos de casamento!! Viva Nós!! Boas férias
    Bjus
    Raquel
    http://artecormakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Obrigada pela visita e parabéns pra você também!!
      \0/\0/\0/\0/\0/

      As férias já estão acabando.. então o blog está voltando aos pouquinhos!!

      Beijoss

      Excluir

Adoro saber sua opinião! Deixe seu blog, fan page, twitter, endereço facebook ou e-mail para que eu possa retribuir a visita!
Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!